Loja virtual: Quem precisa criar a sua?

Atualmente, estamos vivendo uma situação extremamente atípica, com o isolamento social afim de prevenir a contaminação pelo vírus COVID19 (coronavírus), e devido à este cenário, milhões de pessoas estão vivendo um confinamento social, afim de diminuir a proliferação do vírus, bem como prevenir a contaminação de seus familiares. Além disso, milhares de empresas tiveram de fechar suas portas para vendas presencialmente, e com isso, o mundo digital, e as vendas online tiveram um crescimento exponencial expressivo.

O e-commerce tem evoluído muito, e agora, as empresas que não estão com seu website, em um modelo de loja virtual ativos na internet, tendem a perder negócios e clientela para a sua concorrência.

o que é presença na internet?

Acredita-se que, a presença na internet está ligada unicamente a ser proprietário de uma conta de rede social, mas, este não é o único fator determinante para a sua presença na internet.
A sua marca precisa, por definição, estar com um atendimento estratégico em internet, por meio de um site, além de um atendimento ao cliente de forma digital e integrada, é um ponto à se considerar, a sua presença na internet está diretamente ligada à sua disponibilidade da marca em suas redes sociais, como dito, mas, também a proatividade do atendimento, disponibilização de canais digitais para aquisição de bens e serviços, além do registro de sua marca na rede mundial de computadores.

domínio: o que é e por que preciso ter um?

O domínio é o seu endereço na internet. Para que um site seja acessado, antes de que ele seja encontrado, por meio de seu endereço, ele deve ser devidamente registrado junto à uma entidade. O domínio é como o seu site é chamado na rede, como o exemplo de minhaempresa.com.br, no caso, este é o domínio que acessa o site da empresa.

como outro exemplo de domínio podemos citar o domínio www.google.com que é o endereço que leva aos serviços do Google. Assim, compreende-se que, o domínio refere-se ao endereço do site da empresa.

Você deve registrar seu domínio afim de garantir que ninguém o registre primeiro, pois uma vez o domínio registrado, ele pertence à um terceiro, não à sua empresa, e o registro de domínio pode ser realizado por qualquer um, mesmo que não tenha nenhuma relação com sua empresa, inclusive por sua concorrência para que impeçam que você o faça.

Minha empresa precisa de um site?

A resposta pode variar muito, mas, é extremamente recomendável que, se você valoriza a sua empresa, em um meio digital, é aconselhável que você realize o registro de um domínio e vincule à um site, desenvolvido por você ou sua empresa. Existem milhares de provedores de registro de domínio e licenciamento, bem como diversas hospedagens de sites e soluções all-inclusive, como por exemplo, voltado para lojas virtuais, empresas como a nuvemshop, shopify ou loja integrada, à depender de seu negócio e recursos para implementar a sua loja virtual ou site institucional.

Não seremos levianos aqui ao dizer que todas as empresas necessitam de desenvolver sua presença digital, pois existem aqueles donos de seu próprio negócio que não pensam na implementação de fontes e meios de sobrevivência digital, mas, se você pretende desenvolver o seu negócio na internet e pretende encontrar novos clientes, a sua empresa precisa estar presente na internet.

perfis x páginas: um equívoco muito comum e fatal!

Nas redes sociais é muito comum vermos pessoas físicas criando novos cadastros para sua empresa, sem se dar conta de que é este o principal motivo por não encontrarem os seus clientes.
O problema é que um perfil deve ser destinado única e exclusivamente a pessoas físicas, enquanto uma página, deve ser destinada para fins comerciais, publicitários, corporativos, e organizações sem fins lucrativos, ou seja, negócios e clubes.

O principal problema de criar um perfil para sua empresa, ao invés de uma página, está na falta de organização e recursos de expansão, uma vez que, como dito, as páginas são focadas em empresas, logo, são devidamente projetadas para auxiliar o dono de seu negócio à encontrar seus clientes, e que os seus clientes encontrem os seus produtos e serviços oferecidos.

Outro problema causado pela falta de criação de páginas está na falta de segurança, uma vez que, caso você queira que vários usuários gerenciem sua empresa digitalmente, será necessário fornecer a eles a senha de seu perfil, o que é extremamente inseguro.
Com as páginas, o processo é diferente, pois, você pode adicionar os gestores de sua página em seu grupo de trabalho, com uma posição específica e permissões designadas por você, além disso, é possível remover os mesmos e criar hierarquias de uso e privilégios,dando mais segurança.

Além disso, apenas com páginas são possíveis o impulsionamento de publicação, que é o alcance por meio de anúncio pago para mais pessoas de um público, para uma página ou publicação, e com isso, podemos utilizar esta ferramenta poderosa do marketing, para gerar mais visitas ao nosso site, e consequentemente, mais vendas.

Então se você ainda não criou sua página nas redes sociais, trate de criar uma página, e jamais um perfil, para evitar problemas e comece a ganhar dinheiro em sua página.

CRM: gerenciador de relacionamento com o cliente

O CRM é um conjunto de ferramentas online focadas em aprimoramento do serviço de atendimento ao cliente, ele permite centralizar informações, desenhar perfís de seu cliente, localizar atendimentos anteriores, comunicação interna, e alguns deles, ainda permitem integrar vários canais de comunicação, como telefonia, WhatsApp, Facebook, Instagram e Twitter em um único aplicativo, facilitando ainda mais o seu gerenciamento.

Com um software de gerenciamento de atendimento ao cliente, é possível ainda, com muita facilidade, transferir o atendimento de um atendente para outro, agilizando processos e facilitando sua administração e aumentando a qualidade de seu atendimento.

Considere fortemente a instalação de canais digitais múltiplos em seu site, com foco em conversão e presença na internet, pois, a internet está disponível para gerar renda à aqueles que estão dispostos a usar suas ferramentas com cuidado e inteligência