Pandemia e lockdown: como continuar os negócios

Sabe-se que, devido as medidas de distanciamento social impostas afim de minimizar o contágio do COVID19, que em alguns municipios, estão sendo implementadas medidas de lockdown, que seria on encerramento forçado de atividades não essenciais nas cidades, sobretudo, os comércios locais, e com isso, há uma grande perca na qualidade de produtividade e vendas das empresas pequenas.

Mesmo havendo as medidas de segurança e protocolos, alguns municipios podem, à seu livre critério, implementar a imposição do fechamento de atividades comerciais, afim de garantir a segurança dos habitantes de sua cidade. Neste cenário, preparamos algumas dicas para serem implementadas em seu negócio para que sua empresa possa passar por este momento difícil para sua empresa.

iniciando as mudanças

Procure implementar algumas mudanças em seu modus-operandi interno, a começar por um controle rigoroso de sua atual situação, bem como estoque, e financeiro, estes serão importantes afim de entender o que está acontecendo em sua empresa, e permitir um mapeamento mais efetivo sobre diversos aspectos fundamentais a serem mudados em sua empresa.

Saber qual a real situação de seu empreendimento é importante, afim de elaborar um plano emergencial de negócio, que diferentemente de um modelo de negócio comum, visa a implementar mudanças em caráter emergencial, como por exemplo diminuição de gastos, expansão de atividades online, desenvolvimento de marketing, logistica e a coordenação de sua empresa, afim de que todo o seu ecossistema de negócio sofra modificações adaptáveis ao cenário atual.

Como o seu negócio estará fisicamente de portas fechadas, é necessário implementar ambientes digitais para a compra e venda de produtos, bem como a reserva de estoque para controle e vendas online. Bem como pensar em um bom software de lojas virtuais e em uma implementação de equipes focadas para a preparação de venda de produtos de forma a minimizar o contato direto com o cliente, seja le pessoa física ou jurídica.

frete

organizar a forma de implementação de frete e logistica geral é importante para garantir o controle sob seu produto, afim de que a empresa não sofra excesso ou falta de estoque, além de realizar acordos com emrpesas de transporte para envio de produtos para seus clientes, é importante também que, esta solução de fretes a ser implementada conte com proteções para empresa e cliente, como rastreamento, aviso de recebimento de entrega, seguro contra danos e furtos, além de proteções adicionais, estas, podem encarecer o seu envio em alguns pontos, portanto, é necessário analisar se cada serviço de transportadora é realmente necessário para sua operação.

atendimento social integrado online

Já falamos aqui sobre a implementação de um CRM (software de gerenciamento de relacionamento com o cliente), e não obstante, é importantíssimo melhorar a qualidade de suas atividades nas redes sociais, já falamos aaqui sobre as principais diferenças entre perfis e páginas para redes sociais. É importante se preocupar com cada detalhe de seu atendimento eletrônico, com o devido treinamento de seu quadro de colaboradores internos, e um atendimento totalmente integrado com os seus canais digitais.

Nenhum cliente gosta de entrar em vários locais para conseguir informações distintas sobre um determinado produto, logo, é importante centrar tudo em um único canal, replicando e facilitando o acesso opcional aos demais, de forma a facilitar a busca para seu cliente sobre uma determinada necessidade, como rastreamento, especificações do produto, dimensões, funcionalidades e atributos.

Venda facilitada

Imagine que você como consumidor, ao entrar em seu site, você tenha que preencher diversos funcionários, além de lentidão constante no site onde deseja comprar o produto, você ainda tenha dificuldades de pagamento… Com certeza, esta não é a experiência de compra que seus clientes merecem.
Um sistema de checkout eficiente, que minimize o esforço do cliente durante a compra deve ser implementado pensando primeiramente em eficiência de compra, e a aquisição de dados minimamente necessários para a aquisição de seus produtos, sem a solicitação de dados extras ou que causem a confusão para seu cliente. Um checkout eficiente é aquele que, durante a finalização da compra, o cliente insere suas informações de pagamento diretamente no seu site, sem a necessidade de ir à um site ou provedor terceiro, sem a exigência de cadastro ou login de usuário, de forma a aumentar a velocidade e desempenho de seu cliente.

O checkout deve ser objetivo, exibir as informações de frete, tempo de entrega, característica de produtos, informações claras sobre preço e opções de parcelamento (se houver) bem como dados claramente compreensíveis à todo o tipo de usuário.

Um ambiente que funciona em todo o tipo de dispositivo, como computadores, smartphones, tablets, TVs e wearables é fundamental para aumentar a sua chance de conversão e de venda.

organização interna

Seus colaboradores precisam entender muito bem qual é o seu papel dentro da empresa, e mesmo de portas fechadas, a logística, operacional, setores de RH e T.I devem andar alinhados o tempo todo, afim de aumentar a produtividade, evitar desencontros, ainda contando com fornecedores capazes de atender suas demandas neste período.

Se a sua empresa conta com fornecedores terceirizados, procure verificar com eles, à medida do possível, sua real capacidade de entrega, afim de que, em caso de muitas vendas, seja possível aumentar a produção e consequentemente, não perder vendas porn falta de estoque.

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Situação controlada

A situação da pandemia ainda vai passar, e em breve, as coisas começarão a voltar ao normal, contudo, precisamos manter a calma, aumentar o nosso corpo operacional, e mesmo com as voltas das atividades e as remoções de impedimento de atividades comerciais, precisamos focar também em novos empreendimentos digitais, afim de manter a sua empresa em um mundo digital, e se você ainda não sabe se é uma boa hora para ter a sua loja virtual, confira neste post algumas dicas.

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