empreendedorismo

Dualidade de personalidade: arriscar ou calcular riscos

Este é um dos temas que estamos abordando em nosso ebook Visão de Mundo: Qual o meu tipo de personalidade empreendedora e como ela influencia em meu negócio.
Conforme você pode observar, personalidades são algo que tornam algo diretamente ligado, a seus anseios, e ambições e com isso, é possível identificar o tipo de empreendedor que esta pessoa é, ou o novo ser que se pode nascer.
No Ebook Visão de Mundo comparamos a personalidade diretamente com dois tipos:
extrovertidos: Empreendedores que não possuem medos, e apostam tudo em suas ideias, arriscam, sabendo em grande maioria das vezes o risco em que estão correndo, estes por sua vez, procuram a não examinar com tanta cautela, mas, assim que possuem uma ideia, procuram implementá-la o quanto antes, afim de botá-la em prática, assim que acreditam que a mesma vale a pena.
empreendedores Introvertidos: Examinam com muito cuidado, tem medo de implementar alguma ideia de início, e analisam em minuciosos detalhes todos os pontos de uma ideia, planejando e cuidando para que, se forem implementá-la, para que sua ideia seja o máximo possível precisa e sem erros.

vantagens do empreendedor extrovertido

O empreendedor extrovertido, procura inicializar a sua ideia logo assim que ele analisa e verifica a sua viabilidade, não mede esforços para realizar, tende a realizar de forma mais ampla a implementação da ideia, já pensa em expansão e crescimento de formas seguras e objetivas.

Desvantagens do empreendedor extrovertido

Infelizmente, por seu espírito aventureiro, em alguns casos, este perfil de empreendedor corre mais riscos, isto diretamente não é uma desvantagem, uma vez que se arriscar de forma direta é importante para o crescimento, contudo, é importantíssimo saber qual é o momento ideal para se dar um break e, analisar melhor todos os cenários, coisa que alguns empreendedores extrovertidos não examinam com frequência, e às vezes, podem expor o seu empreendimento à riscos.

Esta característica pode ser ideal em alguns tipos de negócio, por observarem as coisas de forma mais espontâneas, eles rapidamente capturam novas oportunidades assim que surgem e são vantajosas para o seu negócio. Mas, o fato de se arriscarem, e experimentarem coisas novas, em alguns cenários, os expõe em uma situação de vulnerabilidade ante à um novo nicho.

vantagens do empreendedor introvertido

O empreendedor introvertido tem a habilidade de capturar mais energias internas, conviver e se autoconhecer melhor, e com isso, ele encontra com mais facilidade as oportunidades voltadas para o lado emocional, assim, conseguem contato diretamente com o íntimo do cliente assim que se encontram em uma posição confortável. por serem mais de escutar, estão sempre abertos à novas ideias e opções, e as analisa, e apenas às implementa sem contar algo à ninguém, não abrindo brechas para alguma concorrência em caso de ideias geniais.

desvantagens do empreendedor introvertido

o empreendedor introvertido, por estar em muitas das vezes em contato com sua zona interior, pode não perceber em alguns casos, uma oportunidade de investimento, apenas quando esta realmente é direcionada explicitamente à ela, sendo assim, ele tende a não se arriscar, justamente devido à sua personalidade, e ao contrário do empreendedor extrovertido, estes por sua vez, com foco e audácia, estes procuram a ser mais cautelosos e de aproximação um pouco mais lenta, porém com mais índices de estabilidade e segurança.

qual meu tipo empreendedor?

Se você ainda não sabe se identificar com um tipo de empreendedor, releia este artigo algumas outras vezes, afim de encontrar o seu próprio tipo, com base em seu conhecimento interno, sabendo de seus objetivos e limitações, com foco em todo o seu potencial, e entenda, que não há um tipo certo de personalidade, e sim, um estilo mais próximo de empreendedor compatível com você.

esperamos que você tenha gostado e fique de olho para mais novidades em nosso blog de empreendedorismo!